top of page

PRINCÍPIOS BÁSICOS

O indivíduo age sobre o mundo segundo a percepção que tem sobre ele. Desde os primeiros experimentos gestaltistas, vários estudos acerca da cognição humana compreendem os fenômenos interpretados por nossos sentidos. Veja a ilusão de óptica da figura abaixo.

Um princípio básico da Psicologia Cognitiva é promover ao indivíduo o auto - conhecimento acerca de seus pensamentos, emoções e comportamentos em relação aos outros indivíduos em distintos contexto. O psicólogo cognitivo intervém em esquemas de pensamento disfuncionais que, geralmente constituem padrões de comportamento desadaptativos.

 

 

Os processos cognitivos do paciente devem ser analisados por meio das relações de contingência que mantém operações estabelecedoras específicas para o comportamento - problema.  

Estudos provenientes da Sociologia e da Antropologia são essenciais para a real compreensão dos processos cognitivos que são estruturados por uma perspectiva fenomenológica da construção social.

O exemplo da figura 1.2 ilustra um padrão de comportamento disfuncional desencadeado por uma situação de interação social.

Uma das técnicas utilizadas por terapeutas cognitivos para otimizar os tratamentos clínicos dos transtornos de pânico, ansiedade e depressão se caracteriza pela pró -atividade do paciente em identificar e corrigir as distorções que estruturam seu pensamento. 

bottom of page