
O QUE É SAÚDE?
ESTADO DE SAÚDE é um atributo multidimensional dos seres humanos que reflete o seu nível de saúde em vários domínios.
ESTADO INDIVIDUAL DE SAÚDE é constituído pela percepção do indivíduo em diferentes dimensões como desempenho, condição física, bem estar emocional, humor, dor e desconforto. Estado que pode ser caraterizado por 3 dimensões: FÍSICO/MENTAL/SOCIAL.
A epidemiologia tem instrumentalizado os indicadores de saúde. É investigado o perfil patológico de um dado grupo social. Além da interpretação do fenômeno - comorbidade - que é um termo clínico para designar a existência de diferentes condições patológicas que acomete um mesmo indivíduo.
Técnicas de mensuração da saúde individual são empregadas para investigação de níveis coletivos. Deriva-se desses dados os indicadores de salubridade ou morbidade de uma região.
No geral, como você considera a sua saúde? A) Muito ruim/ B) Ruim/
C) Boa/ D) Muito boa/ ou E) Excelente.
Os conceitos de valor, utilidade, desconforto, incapacidade e qualidade de vida apresentam-se tão ligaodos à cultura e socialmente determinados que se pode questionar a validade teórica e o potencial comparativo de estratégias de medida de saúde como valor econômico.

A ideia de saúde como um dispositivo ideológico emerge como uma forma de relações explicativas, representações social, constructos culturais enquanto produções de significados e significantes.
Além dos significados culturais e das respostas interacionais incidem aspectos simbólicos formadores da própria condição de moléstia no âmbito psicológico e individual tanto quanto significados criados pelo próprio paciente para gerenciar o processo patológico o qual enfrenta.

DOENÇA: não é constituida por uma coisa em si,
nem mesmo a representação dessa coisa, mas por um objeto semântico
fruto de uma interação, capaz de sintetizar múltiplos significados.
Enquanto, PROCESSO PATOLÓGICO correlacioná-se com/ou é
evidenciado por alterações biológicas, psicológicas. A enfermidade
situa-se no domínio da linguagem e do significado e, por isso,
constitui-se como uma experiência humana.
.
Os modelos de saúde e doença são resultantes de uma interação complexa de múltiplos fatores entre os níveis:
BIOLÓGICOS
PSICOLÓGICOS
SOCIOLÓGICOS

